grupo valente de davi


DIMENSÕES DO CULTO

1. Dimensão Doxológica

É o aspecto do culto referente à doxologia. A palavra Doxologia quer dizer: Prece ou versículo em que se glorifica a grandeza e a majestade divinas. Ou então "Uma expressão de louvor a Deus, especialmente um hino curto, cantado como parte de um culto cristão." (The American Heritage Dictionary of the English Language). Através da participação no hino de doxologia, invocamos a presença da Trindade e dizemos que a ela pertence toda a honra e a glória. Este momento é muito solene, pois nós estamos conscientemente apresentando nossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, num culto racional. O apóstolo Paulo compôs várias doxologias (Rm 16.25-27; 11.36; Gl 1.5; Ef 3.21; Fp 4.20; 1 Tm 1.17; Rm 16.25-27).

2. Dimensão kerigmática
Este aspecto do culto refere-se ao vocábulo grego "kerigma" quer dizer: proclamação. Focaliza a atenção sobre a evangelização dos não convertidos. As diversas partes do culto são direcionadas aos perdidos, para se entregarem a Jesus.

3. Dimensão didático-pedagógica
Este sentido tem a ver com a obra chamada Didaquê, também chamada Instrução dos Doze Apóstolos, é um escrito do primeiro século que trata do discipulado cristão. Didaquê significa doutrina, instrução. É constituído de dezesseis capítulos, e apesar de ser uma obra pequena, é de grande valor histórico e teológico. O título lembra a referência de Atos 2,42: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos ...". Nesta dimensão culto ensina e forma o caráter de Cristo no povo de Deus.

4. Dimensão eucarística
Este aspecto valoriza o culto por meio da Ceia do Senhor. A Eucaristia representa o cerne da aproximação entre Deus e o cultuante. Eucaristia significa é "reconhecimento", "ação de graças") é uma celebração em memória da morte sacrificial e ressurreição de Jesus Cristo. Também é denominada "comunhão", "ceia do Senhor", "primeira comunhão", "santa ceia", "refeição noturna do Senhor" ou "comemoração da morte de Cristo".

5. Dimensão carismática
O culto tem também o sentido teológico do carisma. A palavra "carisma" significa dom extraordinário e divino concedido a um crente ou grupo de crentes, para o bem da comunidade "com manifestações emocionais, sonoras, visíveis, mostrando atitude dos adoradores em relação a Deus. É a livre participação dos que cultuam, através de gestos, movimentos corporais, gritos de aleluia e cânticos espirituais (At 2.1-4; Ef 5.19; Cl 3.16; 1 Co 14.26).

7. Dimensão diakonal
O culto neste aspecto tem o sentido de diaconia no gr. serviço. Em Atos 6. 1-7, o escritor Lucas, nesse trecho, não utiliza a palavra "diácono"; mas o substantivo grego "diakonia" - "serviço" aparece repetidas vezes. Todos os cristãos devem prestar diaconia uma para com os outros, isto é, servir uns aos outros (1 Pedro 4:10). A igreja como um todo também tem um ministério diaconal para com os seus membros e para com o mundo.

8. Dimensão koinoniática
A ação cúltica nesse sentido refere-se à comunhão, do grego "koinonia", que quer dizer: comunhão. O culto concentra-se, neste aspecto, na comunhão uns com os outros.


© Assembléia de Deus de Maringá. Todos os direitos reservados.
0 Responses to " "

Postar um comentário